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[TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações. 
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Post [TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações.
Boa galera, tamo ae junto mais uma vez...segue abaixo mais um Tutorial pros Iniciantes !!!

As baterias recarregáveis são responsáveis pelo funcionamento do sistema de R/C , equipamento que fornece energia para o funcionamento elétrico de todo o sistema de transmissão e recepção e ainda o funcionamento dos servos e dos motores elétricos.

As baterias recarregáveis se dividem na sua composição:

NíquelCádmio(NiCd)=> têm 1,2V por pilha (célula), relação custo/benefício muito bom; proporciona muitos ciclos de carga/descarga; ótima performance sob carga(mas de forma lenta); fácil de recarregar; tolerante a abusos; aceita bem carga rápida; auto descarga (descarga que ocorre quando a bateria não é utilizada) em menor nível. Utilizada em TX e RX principalmente.

NíquelMetalHidreto(NiMH) => têm 1,2V por pilha (célula), 30% a mais de capacidade em relação a uma bateria de NiCa ;pouco efeito memória; mantém performance máxima mais facilmente; seus componentes são menos agressivos ao meio ambiente; utilizada em TX e RX principalmente.

LiIon (Íons de Lítio) => têm 3,6V por célula;a tensão pode ser especificada como 2S ou 3S, significa 2 células em série (7,2V LiIon) ou 3 células em série (10,8V LiIon); alta capacidade de descarga, maior que as anteriores; mais leves que as anteriores, comparando o pêso de duas baterias de 2000mA por exemplo, uma de Ni Cd e outra de Litio, esta é 5 vezes mais leve; utilizada em modelos elétricos; um dispositivo Regulador/Monitor de voltagem é necessário; precaução: O Lítio quando muito aquecido entra em combustão, PEGA FOGO !

LiPo (polímero de lítion) => têm 3,7V por célula; a tensão pode ser especificada como 2S ou 3S, significa 2 células em série (7,4V LiPo) ou 3 células em série (11,1V LiPo); alta capacidade de descarga, maior que as LiIon; mais leves que as LiIon, utilizada em modelos elétricos; um dispositivo Regulador/Monitor de voltagem é necessário; a mais popular de todas no Hobby precaução : O Lítion quando muito aquecido entra em combustão, PEGA FOGO !

As duas características mais importantes de uma bateria são a tensão e a sua corrente

Tensão: é a voltagem que a bateria é capaz de fornecer e é medida em volts: 4,8V, 9,6V, etc. Quanto maior a voltagem fornecida a um motor elétrico, mais rápido ele gira, até que, ultrapassando seu limite, ele queima. Por essa razão, quando alimentados por baterias de 6V os servos respondem mais rapidamente aos comandos .
Os servos modernos podem ser alimentados com tensão de 6V , ganhando mais velocidade e torque, mas verifique primeiro as especificações dos seus servos.

A voltagem da bateria deve ser aquela para a qual foram projetados os equipamentos que ela vai operar, acima desse limite podem ocorrer danos e a queima desses equipamentos. Para atingir essa voltagem necessária de um aparelho, diversas células ou pilhas são ligadas em série – o pólo positivo de uma ao pólo negativo de outra, cujo pólo positivo, por sua vez é ligado ao pólo negativo da seguinte e assim por diante. Quando se ligam diversas células em série a voltagem final resultante é a soma das voltagens de cada célula individual e a corrente total é igual à corrente de uma única célula.

Corrente: medida em miliAmperes/hora (mAh) ou Ampéres/hora(Ah) é o tempo durante o qual uma bateria é capaz de fornecer a energia necessária à operação de um sistema. Uma bateria de 1.000 mA é capaz de fornecer uma corrente de 1000 mA por uma hora, ou uma corrente de 500 mA por 2 horas. Quanto maior a corrente, mais tempo o sistema irá funcionar. Na conexão em paralelo todos os pólos positivos são ligados entre si, o mesmo com os pólos negativos, assim, a voltagem final é igual à voltagem de uma única célula e a corrente é igual à soma das correntes de todas as células.

Resumindo acima: Ligação em Seria soma a Voltagem e mantem a Corrente. Ligação em Paralelo soma a Corrente e mantem a Voltagem.

Características Gerais

Efeito memória: O termo vem do tempo em que as baterias de níquel cádmio “lembravam” quanto tinham sido descarregadas na última utilização e tinham a tendência de somente aceitar carga até aquele limite. Normalmente, o efeito memória nas baterias de NiCd, pode ser eliminado reciclando a bateria (descarga a 1V por célula e carga em seguida). Repetido uma vez por mês o efeito memória não mais ocorre. Nas baterias de NiMH, 3 meses .

Auto descarga: É quando as baterias de NiCd ou NiMH, descarrega sozinha. Uma bateria de NiCad perde, em um dia, 10% de sua capacidade nominal, o que é aceitável. Quando descarregam mais que isso, há algo de errado com as baterias ou carregadores. Se a perda for mais de 30% é irrecuperável.

Corrente de descarga: Máxima corrente que a bateria pode fornecer. A unidade de descarga é o C, equivale à capacidade total da bateria, isto é, uma bateria de 1.000mA descarregada a 1 C estará fornecendo uma corrente de 1.000mA, a 0,5C uma corrente de 500 mA e a 2C uma corrente de 2.000mA.

Cuidados com suas Baterias

Como estragar uma bateria Lipo rapidamente...
Baterias Lipo são fáceis de estragar com alguns abusos simples.

1. Deixá-las fechadas sem ventilação dentro de um modelo de isopor
2. Colocar para carregar sem medir as células nem balancear.
3. Não prender direito e deixá-las cair no chão, amassando.
4. Carregar para correr, não usar, e deixar o mês todo guardado no porta-luvas do carro estacionado no sol (a uns 60 graus) também é um bom jeito de acabar com baterias Lipo rapidamente.

Recomendação: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__4364__Lithium_Polymer_Charge_Pack_25x33cm_JUMBO_Sack.html

Como fazer uma bateria Lipo durar anos

1. A primeira providência é sempre tomar cuidado no dimensionamento. Se o motor consome 15A, utilize ESC de 20A e bateria que agüente 20A.
2. Utilizar um carregador de boa qualidade, de preferência com balanceador, e fazer as cargas sempre a 0,7C ou menos.
3. Crie dentro do modelo um espaço adequado para a bateria (e também para o ESC), onde recebam fluxo de ar.
4. Crie um espaço protegido contra perfurações e impactos para a bateria e fixe-a bem no modelo, com velcro, por exemplo.
5. Durante a corrida, ao perceber que o desempenho do motor caiu significativamente, pare. Não espere o ESC cortar para pousar.
6. Após correr, se for correr novamente no mesmo dia, espere a bateria esfriar até próximo da temperatura ambiente antes de carregá-la novamente. Se possível use um balanceador.
7. Se não for correr novamente no mesmo dia, não recarregue. Se seu carregador tiver opção de "storage charge" ou "carga de armazenamento", use esta opção, que deve deixar o pack com cerca de 40% de sua capacidade.
8. Quando a bateria não estiver em uso, mantenha-a na sombra em local fresco.

De tempos em tempos (a cada 10 a 20 ciclos), faça um ciclo lento de carga até completar, descarregue até 3.3V por célula (tomando cuidado para nenhuma célula ficar abaixo de 3V), e faça uma carga de armazenamento até 40%.

Recomendação: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6478

Ligação de baterias em série e paralelo

PARALELO
http://www.caraudiopt.com/forum_faqs/esq_ligacoes/esq_lig_paral.gif

SÉRIE
http://imageshack.us/photo/my-images/221/123tl.jpg/

Espero ter Ajudado. 8)

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Sat Jan 21, 2012 4:32 pm
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Post Re: [TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações.
Show de tuto .Parabéns pelo trabalho.
linguagem simples de fácil entendimento.Valeu!!!

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Wed Feb 22, 2012 3:17 pm
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Post Re: [TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações.
tamo junto...se precisar de algum outro posso pesquisar e postar...

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Wed Feb 22, 2012 3:37 pm
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Post Re: [TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações.
Só umas correções, para Niquel Cadmio a sigla é Ni-Cd, não Ni-Ca como citado.
Ni-Cd não é legal dar recarga rapida, isso é o que faz justamente ocorrer o efeito memoria, o correto é usar até o final (nunca deixar zerar completamente), e carregar LENTO! E não tolera tanto abuso assim, eu andava de 23T Brushed e se abusasse esquentava que mal dava pra tirar do auto, quanto á auto descarga, se for guardar é bom guardar totalmente carregada, periodicamente verificar a carga, e se necessario, ciclar a bateria.
:wink:

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Wed Feb 22, 2012 6:49 pm
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Post Re: [TUTO] Baterias, NiCa, NiMH, Lipo, Lion e Ligações.
VinyyTuning wrote:
Só umas correções, para Niquel Cadmio a sigla é Ni-Cd, não Ni-Ca como citado.
Ni-Cd não é legal dar recarga rapida, isso é o que faz justamente ocorrer o efeito memoria, o correto é usar até o final (nunca deixar zerar completamente), e carregar LENTO! E não tolera tanto abuso assim, eu andava de 23T Brushed e se abusasse esquentava que mal dava pra tirar do auto, quanto á auto descarga, se for guardar é bom guardar totalmente carregada, periodicamente verificar a carga, e se necessario, ciclar a bateria.
:wink:


Esta correto, não percebi esta falha na sigla.

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Wed Feb 22, 2012 8:01 pm
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