www.AUTOpecasonline24.pt

TUTORIAIS

 

Fonte de PC para o seu carregador

Olá amigo, vou tentar resumir aqui o que andei lendo esta semana para converter uma fonte de PC em uma fonte de energia para o seu carregador.
Recentemente, utilizava um carregador que ia direto na parede (220/110V), mas acabei pegando um carregador melhor, e com isso veio o problema, ele só funciona com 12V.
Bom, ficar indo na bateria do carro para carregar os pack não dá muito certo, e comprar uma fonte estabilizada para 12V é caro (achei aqui na minha cidade uma fonte de 12V com 15A por 100 reais).

Então, lendo na internet achei muitos tutorias explicando como transformar fontes de PC e usarmos como geradora de 12V para os carregadores. Então vamos lá:

Primeiro você vai precisar do seguinte material. Fonte de PC, ATX ou AT

Primeiro vamos falar da potencia da fonte.
O que nos interessa é 12V, então as fontes de PC tem 3 fios importantes para nós. AMARELO (12V), VERMELHO(5V) e o PRETO (fio terra).
As fontes AT eu encontrei somente de 300W, é uma fonte forte, mas o importante para o carregador é a amperagem, então para escolher uma fonte legal, veja na carcaça da fonte a informação de quantos amperes a fonte tem em 12V.
Nas ATX temos fontes mais fortes, eu adiquiri uma fonte de 450W, e em 12V ela fornece 25A. Bom, comprei uma fonte nova, mas você pode comprar uma usada, baratinha por 15 a 20 reais em qualquer lojas de micro usado.
Lembre-se fique atento a amepragem em 12V, o ideal é comprar uma que mostre 15A para cima, pois as fontes nem sempre tem a indicação correta, os falores são meio falsos...

A fonte AT, tem a vantagem de ter um botão liga e desliga, mas na fonte ATX podemos adaptar e colocar um botão também, não que seja necessário, mas pode ser util.
Na fonte ATX existe um fio VERDE, esté é o fio que vai direto na placa mão do PC e faz com que ligue a fonte, então o que você precisa fazer é ligar este fio VERDE com um fio PRETO. Você pode comprar um botão liga/desliga e coloca-lo nestes fios ou simplesmentem soldar eles, soldando, a fonte ao ser ligada na tomada, ela ira ligar automaticamente.

Bom, agora você só precisa pegar um fio amarelo e um preto, lembrando, o amarelo é o positivo (12V) e o preto o negativo (terra)
Agora é só ligar o seu carregador nestes fios e prontinho, você tem uma fonte para utilizar em seu carregador.

Dica importante:
- Seu carregador pode ligar normalmente com uma fonte usada, mas quando você começar a dar carga em seu pack, a o carregador pode não ter amperagem suficiente, isso aconteceu comgio. Comprei uma fonte usada 300W 12V a 12A
isso seria o suficiente, se os valores fossem reais, mas quando colocava meu pack para carregar o carregador parava indicando erro.
Bom tem um meio para aumentar a potência da fonte.
Você pode comprar um resistor de 10Ohms x 25W e soldar uma ponta do resisto em um vio vermelho (5V) e a outra ponta em um vio preto (terra). Outra alternativa é comprar uma lampada de farol de moto 6V junto com um bocal e soldar no mesmo fio. Ela terá o mesmo efeito do resistor.

Ento vamos para um passo a passo rapidinho:
Pegue sua fonte


Veja a Amperagem em 12V, no meu caso aqui indica que o fio amarelo (12V) tem 25A


Abra a fonte e separe 3 fios pretos e 3 amarelos, o resto voc pode isolar.


Compre algum conector onde voc possa plugar o seu carregador, se voc usa jacarezinho algum pino de metal seria legal
AVISO: Cuidado com curto!


Feche a fonte e se quiser, enfeite ahehaehae


Bom, acho que é isso.
Deixo aqui um video to youtube, onde um cara mostra como montar uma fonte.



AUTOR: Fabio_Floripa