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TUTORIAIS

 

Como começar

Bom, quero tentar aqui neste texto, fazer uma breve introduçao sobre os RC para drift, para aqueles que estão querendo começar, possam pelo menos saber o que devem pesquisar e como proceder.

Vamos lá então.

Vou falar um pouco sobre o funcionamento de um auto e suas peças e no final vou dar minha opinião sobre alguns modelos e onde comprar.

Primeiro, para aqueles que não conhecem nada sobre automodelos, vou tentar dar uma explicação rápida sobre as partes de um auto.
No drift, o recomendado são autos eletrécos, vou falar sobre eles e deixar os a gasolina de lado.
Não que os nitros, como são chamados os autos a gasolina (GP) não possam drifar, podem sim, só que para quem quer comecar um GP é muito mais complicado, requer muito mais conhecimento e uma manutenção bem maior.
Os elétricos (EP) são melhores para o drift, primeiro pelo seu nivel de manutenção ser bem menor, e segundo que 95% das pessoas que drifam usam eletréco.


EXPLICAÇÃO SOBRE AUTOS EP

Os auto modelos são carros em escala, ou seja, o carro tem a proporção de um automóvel real, por exemplo um automodelo 1/8 é 8 vezes menor que um automovel real, um auto 1/5, é 5 vezes menor que um auto real, então, um 1/5 é um carro maior que um carro 1/8.
Os automodelos menores, conhecidos como mini são de escala 1/28.
Os carros mais usados e que tem em maior quantidade no mercado são os carros 1/10, ou seja, um décimo de um carro real. É esta escala que você vai utilizar. Claro que pode usar outra escala, mas a mais usada são os 1/10, pois é muito mais facil achar peças para eles. Modelos 1/18 também estão sendo muito usados, mas o indicado seria 1/10.

Um auto EP (elétrico) como já da para perceber no nome, ele é movido a bateria, ou seja, o motor é eletrico e funciona a energia de uma pilha.
Como esse é um texto introdutório, vou falar brevemente sobre o assunto.
Para mais informações visite nosso fórum.

Um carro elétrico tem a seguinte caracteristica:




Nessa fotos podemos ver algumas peças que será comentada neste artigo

Chassi:
O chassi é a estrutura principal do auto, assim como o carro ela é que da toda a sustentação e reune todas as outras partes. O chassi de um automodelo é feito de um composto de plástico com nylon ou então feito com fibra de carbono e até em aluminio.
O chassi tem dois meios de tracior as ridas, os a cardã e os a correia.
Bom o cardã é uma haste onde a tração do motor é trasferida para as rodas, já a correia é uma correia que faz o serviço. A correia ou o cardão ficam localizados no centro do automodelo, em alguns autos é possivel que a correia ou o cardã esteja na extremidade
Abaixo temos o exemplo dos dois modelos:

CARDÃ


CORREIA


Muitos perguntam qual é o melhor para o drift. Na verdade não tem um melhor, vai muito de acostumar com o carro, ambos tem prós e contras, mas os dois modelos vão drifar igual, o que vale é a prática.
Para iniciantes aconselham o a cardã, mas nada contra usar os de correia.
Os melhore do mundo que andam de EP usam carros a correia.. pois a forca centripeta do carda pode afetar em uma corrida. Mas isto é um assunto que você não precisa se preocupar, qualquer tipo de transmissão vai ser ótimo para você.

Motor:
O motor é o que da a força para o auto, girando as engrenagens e fazendo as rodas girar, a potencia do motor é medida conforme o numero de voltas que o motor tem, quanto menor o numero de voltas mais forte será o motor, as voltas são conhecidas por Turn ou simplesmente T, ou seja, um motor com 20 voltas será um 20T, um com 15T será mais forte que um 27T, pois o numero de voltas é menor.
Existe o motor mais simples que é conhecido como LATINHA, ele tem por volta de 30T, quase sempre, nos autos mais simples que você compra esse motor vem junto.
Também existem duas tecnologias para os motores, a utilizada a algum tempo são os motores escovados ou brushed, são motores com carvões ou escovas. Complicou? Calma lá, não precisa se aprofundar não.
Os motores Escovados ou brushed, são motores onde um imã faz girar um rotor e assim dar a rotação (rpm) de um motor.
Aqui uma imagem onde mostrar um motor escovado aberto, podendo assim notar as escovas (BRUSHED) as voltas que dão a potência (WIND).
Este motor exige uma manutenção, pois com o tempo as escova vão gastar e será necessário a troca delas.


A outra tecnologia que é mais recente e está sendo muito mais utilizada, são os motores brushless ou BL. Estes são motores que não utilizam os carvões/escovas, dai o nome de bruhsless do ingles, sem escovas.
Este motor é um motor que gera muito mais força e a manutenção é praticamente zero. Já nos escovados, com o tempo de uso, as escovas vão se desgastado sendo necessária a troca delas como já foi dito, nada muito dificil.
Os motores BL ou brushless ainda tem dois modelos os sensored (com sensores) ou sensorless (sem sensores), mas isto você aprende com o tempo.
Segue a fotinho dos dois tipos de motores

ESCOVADOS


BRUSHLESS


Bateria:
A bateria é responsável por mandar energia para todo os componentes do carrinho, normalmente a bateria é de 7,2V
A bateria é formada por células, elas tem a aparencia de uma pilha só que com um tamanho diferente, cada pilha ou célula tem por volta de 1.2V
um PACK, como é chamado a bateria normalmente tem 6 células deixando o pack com 7,2V
é possivel andar com 5, 6, 7 ou mais células, mas as utilizadas em carros 1/10 são as com 6 células.
Dois tipos de ligações destas células são as mais usadas, SIDE BY SIDE ou SITCK, mas isto você vai notar com o tempo, nada que interfira ao andar.
As baterias tem a capacidade de armazenar uma determinada carga, medida em mAh, ou seja amperes por hora.
Basicamente quanto maior a carga da bateria mais tempo ela irá fornecer energia para o seu carrinho
Atualmente as mais utilizadas são de 4000mAh para cima,
Como um motor, quanto mais forte mais energia ele requer, com uma batreria boa você terá um runtime (tempo de corrida) maior
Um exemplo, um motor de 27T com uma bateria de 4600mAh pode dar a você um runtime de 45 minutos apróximadamente.

As baterias são feitas de composição quimica e por isso temos vários tipos de baterias NICD, NIMH, LIPO entre outras.
A NICD é uma tipo mais antigo com algum problemas, como memória de carga e outras coisas. As utilizadas atualmente são as NIMH e as LIPO
Por isso recomendo, não utilize NICD, tente evitar este tipo de bateria.
As Lipo não são feitas por 6 células, cada célula de lipo tem 3,7V aproxémadamente, então uma bateria de 2S ou 2 células tem 7,4V

Uma coisa que já vou comentar aqui é que uma bateria não pode zerar, ou seja, sua voltagem não pode baixar de um limite, tanto lipos quanto nimh se alguma célula baixar de seu limite minimo de carga, é bem provável que você irá perder sua bateria.
Mas estes detalhes você pode se aprofundar depois, quando estiver falando sobre o ESC, você vai ver um sistema chamado CUTOFF que serve para controlar a perda da carga das LIPOS.

Bom, não vou entrar em detalhes, segue fotinhos das baterias

NIMH

LIPO


Esc - Speed Control:
O controlador de velocidade, ou Speed control (ESC), é um dispositivo que é conectado ao motor e é o responsável por acelerar e fazer o motor funcionar.
Basicamente ele é quem controla o motor, mandando informações para o motor.
Assim como o motor tem sua delimitação de força (T), o ESC também tem algumas caracteristicas, como o limite de uso.
O esc tem limite, ou seja, o esc aceita uma determinada potencia de um motor. por exemplo se o esc tem limite de 15T ele pode ser usado com um motor até 15T, ou seja, qualquer motor 15T para cima, pode ser utilizado com o esc, se você tentar usar um motor 13T com o esc, é bem provável que você vai danificar o seu ESC, pois como já vimos um 13T é mais forte que um 15T, puxando mais energia e forçando mais s componentes elétricos.

O ESC também é feito para usar com uma determinada tecnologia de motor e bateria, ou seja, para usar um motor bruhsless (BL) você tem que ter um ESC que suporte usar um motor BL, se você quer usar uma bateria de LIPO, você tem que ter um ESC que suporte LIPO, assim como a voltagem da bateria.
Na verdade o ESC não vai impedir de você usar uma LIPO, o que importa é se o seu ESC possue um componente chamado CUTOFF, já vamos falar sobre ele.

Com o aparecimento das LIPOs e elas sendo mais sensiveis ao uso, e como comentei ao falar das baterias de LIPO, elas não podem baixar sua carga.
Para isso, nos esc's mais atuais, eles podem vir com um dispositivo chamado CUTOFF. Este dispositivo integrado é responsável por barrar o envio de energia do pack para o esc, fazendo com que a sua bateria não baixe de uma determinada voltage, protegendo a sua bateria para que o seu pack não seja danificado
Mas isto é coisa que você vai aprender com o tempo também, este texto é simplesmete uma introdução, então vamos com calma.

Hoje se fala muito em COMBOS, uma combo é o conjunto MOTOR+ESC, na maioria das vezes são motores brushless com esc para motores brushless, a grande maioria dos ESC para brushless suporta bateria de LIPO, mas os esc para motores escovados dificilmente vão aceitar uma bateria de LIPO, pois como a LIPO é mais recente apenas os esc mais recentes terão este suporte

Radio:
Bom, o rádio é responsável por mandar o sinal para o seu carro. Ele é o seu controle, os mais utilizados tem o formato de uma pistola e também tem várias tecnologias envolvida.
As tecnologias são basicamente: AM, FM e DSM
A tecnologia envolve a transmisão da informação do seu rádio até o seu carro, e para isso estas informações são enviadas via onda AM ou FM
Os radios mais simples são os AM, uma frequencia muito usada e por ser mais simples, é uma das mais complicadas, pois o seu carro pode sofrer interferências dependendo de onde você está andando e como o radio trabalha em uma faixa de frequencia, se alguem estiver usando um rádio AM com a mesma frequencia isso dará problema, pois o seu radio e o da outra pessoa vão estar enviando dados e o seu carro não vai saber qual informação é a sua, vai que você está fazendo uma curva é o outro rádio manda acelerar no maxémo... o seu carro irá direto para o meio fio ou parede.
Bom o FM é mais robusto em termos de interferências, em um local ele é mais dificil sofrer interferencias como meio ambiente, por exemplo um fio de alta tensão pode atrapalhar um AM, mas o FM já será mais dificil.
A tecnologia DSM é uma tecnologia de mão unica, ou seja, o seu rádio vai se comunica com o seu carro em uma frequencia unica, é como se o seu carro soubesse qual o radio que está enviando as informações, ou seja, uma das melhores tecnologias, livres de interferencias e problemas na hora de andar.
Como tudo neste mundo, quando melhor é, mais caro você terá que pagar.
O rádio alem de sua tecnologia ele tem 2 ou mais canais, cada canal do seu rádio é responsável por alguma coisa, os mais usados são radios de 2 canais.
Um fica responsável pela aceleração e outra pela direção (esquerda e direita)



Receptor:
O receptor é um dispositivo que fica em seu carro e que na maioria das vezes ele vem junto com o seu rádio.
Ele possui uma antena que serve para captar as informações enviadas pelo rádio e informar ao carro o que você está fazendo.
o receptor é ligado ao ESC e ao SERVO, que falaremos dele a seguir, caso você aperte o gatilho do carro querendo que o carro começe a andar ou acelere mais.
o receptor vai receber esta informação e passar para o ESC que é responsável pelo motor e informar ao motor que ele deve acelerar.
Caso você vire o direcional do radio para a direita querendo fazer uma curva, o receptor vai receber esta informação e passar para o servo que é responsável pela direção



Servo:
O servo é um dispositivo mecanico ou eletronico que é utilizado para fazer as rodas virarem para a direita ou para a esquerda.
Como foi falado, o receptor envia informação para o servo, indicando se você está virando para a esquerda ou para a direita.



Bolha:
A bolha é a carroceria do carro, feita de um plástrico duro e maleavel bem resitente chamado de lexan/policarbonato
Ela quase sempre vem sem cor (transparente), é aqui onde você vai mostrar seus dotes artisticos e criar o seu estilo de pintura.
Para pintar é necessário uma tinta especial para o lexan/policarbonato, ela é maleavel e tem uma boa aderencia ao plásico, fazendo com que em uma batida a tinta nao desgrude.
Algumas bolhas podem acompanhar acessórios como aerofolios, retrovisores e farois, e a grande maioria acompanha uma cartela de adesivos.

Bom as bolhas mais usadas para carros eletricos sao de 190mm



Carregador:

O carregador é usado para carregar a bateria de seu carro, NIMH ou Lipo.
Cada carregador tem uma especificação, ou seja, ele é desenvolvidao para carregar um determinado tipo de bateria ou vários.
Por exemplo, existe carregadores que podem carregar somente baterias de NIMH de 6 celulas
outros já podem carregar NIMH, NICD, LIPO de varias células.
Alguns carregadores vem com funções especéficas, como descarregador, ciclador entre outras configurações.
Isto também você vai poder se aprofundar em nosso fórum.

Um detalhe importante é que a grande maioria dos carregadores são feitos para funcionar em 12V, somente alguns e na maioria mais simples funcionam em 220/110V
Para utilizar o seu carregador, caso ele seja de 12V, é necessário ter uma fonte de alimentação.
Existe muitas fontes prontas para utilizar, mas temos em nosso fórum um tutorial mostrando como converter uma fonte de computador em uma fonte de energia para o seu carregador é facil e sai barato.




Bom sobre os autos eletrécos era isso basicamente, deixo aqui uma imagem que mostra como é feita a ligação de todos estes componentes.



O QUE É NECESSÁRIO PARA DRIFAR?

Bom, em primeiro lugar você tem que ter um auto modelo com todos os acessórios citados ai em cima, bateria, carregador, radio, motor, esc, servo, chassi, bolha e tudo mais.
Segundo, esse seu carro tem que ser 4x4 (AWD), não adiantar ter um automodelo com tração na traseira que não vai sair um dirft deste carro.
Ai você pergunta, mas no drift real os carros são com tração na traseira. Pois é amigo, mas no RC tem que ser 4x4
Tendo um auto 4x4 pronto para andar unica coisa que você precisa é ter pneus para drift.
Em nosso site temos um tutorial mostrando como fazer o seu pneu de drift com cano de eletroduto, é facil e sai muito barato, pois comprar os pneus da HPI ou outras marcas vai sair muito mais caro, e o pneu de eletroduto tem um ótimo desempenho.

Tendo pneus e o carrinho com a bateria carregada, é só acelerar e treinar.

ALGUMAS DICAS

Bom a dica que dou para quem está começando é:
Se você está comprando seu primeiro auto agora, procure marcas que sejam fáceis de achar peças de reposição. As marcas mais conhecidas são Tamiya e HPI
Não saia comprando tudo do bom e do melhor, pesquise bastante, pode começar com um carro mais simples, para ver se vai pegar gosto pelo hobby, e com o tempo você pode ir trocando e melhorando o seu carro.
Pergunte, tire todas as suas dúvidas antes de comprar algum auto, para não se arrepender depois.
De resto é divirta-se.

O QUE COMPRAR

Agora vou dar minha opinião, cada um escolhe o que quer para o seu carro, mas com o que eu sei vou tentar ajudar a escolher o seu primeiro carro.
Vou citar algumas marcas ou configurações de peças para que na hora de pesquisar, você saiba o que comprar, pois tem muita coisa na internet, muitas marcas e modelos.
Bom, vou então citar alguns modelos do mais simples para o melhor
Tamiya TT-01
Kyosho TF-5
HPI Sprint 2 Drift
Tamiya TA-05
Yokomo Drit Package
Estes são bons carros para quem quer começar, alguns destes você vai encontrar eles RTR.
Mas o que é RTR, rtr vem do ingles Ready To Run, ou seja, pronto para rodar, mas o pronto não é bem assim
o TT01, TF5 e o Sprint, você vai ahcar RTR, eles vem com motor, esc, radio, carro ms faltam duas importantes peças, a bateria e o carregador.
Sem problemas, você compra separado e está feito.
Bom baterias você pode procurar alguma NIMH com 4000mAh para cima.
Pois com uma amperagem dessas, você vai andar um bom tempo, e carregador, procure aquele que carreque a sua bateria, vai encontrar preços bons para carregador, de 80 reias para cima.
Se voce está procurando um carro para comprar separado e pegar umas peças melhores, então aconselho a pegar o TA05 da Tamiya.
Ele já vem com um motor latinha, bolha e o chassi, mas o motor voÊ pode trocar por um melhor.
Um destes foi meu primeiro carro, muito bom.
Como ele não acompanha nada, você vai precisar comprar toda a elétrica, bateria e carregador como falei ai em cima, ESC e motor ai você pode escolher se quer investir em um BL ou não.
O gasta é maior, mas garanto que vai valer o investimento, pois é uma das peças que não vai querer mudar tão cedo,
Existe um combo BL chamado EZRUN 5.5T
é um motor forte, bem robusto, o preço dele é por volta dos 100 dolares, motor + esc.
Ai você pergunta, DOLARES, sim amigo, infelizmente no brasil é muito dificl você achar peças boas. Não vou dizer que não acha, mas é dificl e o preço é bem maior.
O unico que aconselho a você comprar aqui no Brasil é o Kyosho TF-5.
O restante seria bom você procurar lá for a. Estarei passando alguns links para você dar uma olhada.
Bom, voltando ao TA-05, caso queria pegar um motor escovado, procure um motor entre 15T e 19T, você terá uma potencia boa e se o motor for muito forte, aconselho a pensar em ver um BL, pois como comentado, quanto mais forte o motor, mais rápido vai se gastar as escovas do motor.
Já que você está pensando em pegar um escovado, você deve procurar um ESC que tenha um limite que suporte o seu motor, caso pegue um motor 15T, procure ESC com limite de 13T ou entao já pegue um ESC sem limites, com um esc deste, você nao vai se preocupar com qual motor escovado escolher.
Mas como tudo, coloque os preços no papel e analise cada opção, teste com motor escovado e brushless, pois a diferença pode ser pouca e pode acabar valendo a pena já pegar um motor BL.
O Rádio você tem que escolher a tecnologia, se você nao quer gastar muito no radio, sem problemas, pode pegar um rádio AM que a diversão está garantida.
Lembrando que como o rádio AM é o mais usado, e caso onde você va andar tenha outros hobistas, é possivel que outro hobista tenha a mesma frequencia, então você já pode comprar um par de cristais diferente, os cristais é o que determina a faixa que o seu radio vai usar, e o mais importante, antes de andar, pergunte para o outro hobista qua a frequencia dele para efitar problemas.
Bom, ja vimos então qual chassi, motor, esc, bateria, radio e carregador escolher.
No caso do TA05 ou outro carro que não seja RTR voce vai precisar de um servo, não precisa se preocupar com isto, pode pegar um servo mais simples.

Já tem em mente o que você quer? Muito bom, agora vamos dar uma olhada onde comprar.
Aviso que não tenho nada com os sites aqui listados, são puramente onde encontro e onde você pode pesquisar.
Bom como comentei o unico carro que indico pegar aqui no brasil é o kyosho TF-5 e você pode olhar neste site aqui:
http://www.automodelismo-rc.com.br/

Outros carros, você pode procurar em sites dos USA ou de Hong Kong, isso mesmo, HK
Qualquer produto que venha de fora do Brasil, você deve pagar um imposto, chamado de imposto de importação, msa, como entra muita coisa no brasil nem sempre essa taxa é cobrada, vai muito de sorte, mas, mesmo tendo sorte tem alguns segredos, que é: vindo dos USA, um pais mais procurado, será mais facil de ser taxado, por isso eu compro sempre de Honk Kong, pois muitas de minhas compras chegam ser ser taxadas.
Outro fator é que algumas lojas quando mandam os produtos, enviam junto a nota fiscal. Quando chega no brasil o seu produto será taxado pela nota fiscal, estas lojas de HK que vou indicar, eles não enviam a nota, ficando assim, dificil de se saber o preço, ai quando o seu produto é taxado, eles dão um valor simbolico para o produto.
Bom, isto você pode tirar mais duvidas em nosso fórum, agora vou passar alguns sites para vocês darem uma pesquisada.
Os dois primeiros são os que mais recomendo, dois sites que compro direto deles.
http://rcmart.com/
http://shopping.rcmodel.hk/

Os próximos são muito bons também, então vale dar uma olhada.
http://rc-mushroom.com/
http://www.towerhobbies.com/
http://www.amainhobbies.com/

Bom pessoa, acho que isso finaliza este artigo, espero ter ajudado um pouco sobre como começar.

Muito obrigado pela visita e não deixa de visitar nosso fórum



AUTOR: Fabio_Floripa