www.AUTOpecasonline24.pt

TUTORIAIS

 

Dicas para Colagem dos Pneus

- Limpe bem a superfície dos aros antes de colar os pneus. Se precisar utilize uma lixa.
- Se houver vestígios de óleo ou sujeira limpe com benzina e um pano limpo e seco. Se não tiver benzina, lave os aros com uma bucha, sabão em pó e água. Deixe secar bem antes de colar.
- Use cola de PCV da Tigre para tubulações de água fria. São facilmente encontradas nas casas de material de construção. Também é possível utilizar colas à base de cianoacrilato como aquelas “Super Bonder”, mas dê preferência à primeira opção.
- Espalhe a cola na parte interna do pneu com uma espátula e logo em seguida monte-o no pneu, pois este tipo de adesivo é de secagem rápida. Ajuste bem o pneu no aro, de forma que fique bem centralizado para não causar vibrações e problemas de balanceamento. Este procedimento requer muito cuidado e atenção. O desempenho do seu automodelo depende diretamente disso.
- ATENÇÃO!!! Utilize material adequado para se proteger, tais como óculos e luvas. Esta tarefa não deve ser executada por crianças.


Dicas de Set-up para Drifting

- Faça os ajustes no seu automodelo (alinhamento/geometria), conforme indicado abaixo para obter melhor dirigibilidade e curtir mais o “Drifting”.
- Seu automodelo deve ter tração nas 4 rodas (4WD ou AWD ou 4x4, etc).
- Veja no manual do seu automodelo as medidas dos amortecedores e deixe todos os 4 com o mesmo tamanho e ajuste. Normalmente os carros de 190 e 200mm têm os quatro amortecedores iguais, variando somente as molas. Confira o estado do óleo interno dos amortecedores, conforme orientação contida no manual do fabricante do seu automodelo.
- Deixe a traseira com 6mm do solo (ride height rear).
- Deixe a dianteira com 6mm do solo (ride height rear).
- Procure deixar o câmber com ZERO grau na dianteira e na traseira, conforme figura a seguir. Isso permite uma maior área de contato dos pneus de drift, uma vez que para essa modalidade esportiva, a rolagem mecânica do chassi quase não tem atuação.
- Utilize molas mais macias se tiver.
- Não é importante ter motores muito rápidos.
- Procure deixar o carro bem leve.
- Tenha cuidado com os diferenciais uma vez que são muito exigidos nessa prática. Dê sempre manutenção neles substituindo o lubrificante.

.





Piso ideal para a prática do drifting


Dê preferência para aqueles trechos de asfalto novo.
Basicamente o asfalto deve ser preferencialmente feito com "pó de brita", que são fragmentos bem pequenos de brita misturados na massa asfáltica.
Mas um piso de cimento polido também fica legal.
Limpe bem o local (pista) onde vai praticar o drifting. Isso dá uma diferença muito grande. Para limpeza utilize vassouras ou aqueles sopradores de jardins. Não jogue aditivos no piso como açúcar ou garapa.
Em resumo o piso deve ser bem uniforme, sem buracos, e não precisa ser uma área muito grande.
A velocidade final do carro não é importante e sim o trajeto bem sinuoso.
Utilize mangueiras de incêndio velhas para demarcação do trajeto da pista.
Confira alguns vídeos abaixo e observe a velocidade e o comportamento dos carros.
Faça os ajustes recomendados. Tudo isso deixa a pilotagem mais fácil.
Um carro fácil de pilotar é mais divertido e vc tira mais proveito dele.
O drift é uma modalidade que requer muito treino e perseverança, sem falar que tudo o que vc aprende no drift em termos de pilotagem reflete nas pistas on-road e off-road. Deixa vc com mais "dedo".
Note o exemplo abaixo de uma pista p/ drifting e o comportamento ideal do carro durante o percurso:


FONTE: http://automodelismorc.acctom.net/